Por tradição chinesa, corpo de arquiteto morto em queda de avião no Pantanal só será periciado com presença da família
24/09/2025
(Foto: Reprodução) Quem era Kongjian Yu, arquiteto morto em acidente de avião no Pantanal
Os corpos das quatro vítimas da queda de um avião de pequeno porte, na noite de terça-feira (23), na fazenda Barra Mansa, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, chegaram ao Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IML) de Aquidauana nesta quarta-feira (24).
Três deles passarão por perícia para identificação formal ainda hoje. São os corpos do documentarista Luiz Fernando Cunha, do diretor de cinema Rubens Crispim Junior e do piloto e proprietário da aeronave, Marcelo Pereira de Barros.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Já o corpo do arquiteto paisagista chinês Kongjian Yu não será periciado neste momento. Conforme as autoridades, devido a uma tradição cultural da China, o procedimento só pode ser feito com a presença da família. Os parentes devem vir ao Brasil para acompanhar a liberação.
A operação de resgate durou cerca de nove horas. O acesso difícil e as condições do terreno dificultaram o trabalho das equipes.
Queda aconteceu próximo à pista de pouso
Inicialmente, trabalhadores da fazenda haviam informado ao Corpo de Bombeiros que o avião precisou arremeter após uma manada de queixadas — porcos-do-mato — invadir a pista. No entanto, a hipótese foi descartada pela Polícia Civil.
Durante a manobra, a aeronave perdeu altitude e caiu a cerca de 100 metros da cabeceira da pista. Os trabalhadores da fazenda viram a coluna de fumaça e usaram um trator e um caminhão-pipa para tentar conter o fogo. O avião explodiu ao atingir o solo, e os corpos foram carbonizados.
Vídeo mostra destroços de avião que caiu e matou 4 pessoas no Pantanal
Modelo da aeronave
A aeronave era um Cessna 175, fabricado em 1958, com matrícula PT-BAN. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o avião estava autorizado a voar apenas sob regras visuais e durante o dia.
O modelo Cessna 175 não possui instrumentos especiais para voar à noite ou em situações de mau tempo, exigindo que o piloto enxergue o trajeto com a ajuda do próprio horizonte e de pontos de referência no solo.
A aeronave tinha operação negada para táxi-aéreo e estava registrada no nome do piloto Marcelo Pereira de Barros, que está entre os mortos na queda.
LEIA TAMBÉM:
Fazenda onde caiu avião fica em área de difícil acesso e foi cenário da novela Pantanal
Vídeo mostra destroços de avião que caiu no Pantanal
Polícia apura se avião que caiu no Pantanal fazia táxi-aéreo clandestino
Polícia descarta hipótese de que porcos selvagens na pista forçaram arremetida de avião
Um dos maiores arquitetos do mundo e cineastas brasileiros estão entre as 4 vítimas
Criador das 'cidades-esponja': quem era o arquiteto que morreu em acidente de avião em MS
Infográfico: veja como é o avião que caiu em MS
Arte g1
O arquiteto chinês Kongjian Yu, o documentarista Luiz Ferraz, o diretor de fotografia Rubens Crispim Jr. e o piloto Marcelo Pereira de Barros morreram na queda de um avião em Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul
Montagem/g1
Quem era Kongjian Yu, arquiteto morto em acidente de avião no Pantanal
Kongjian Yu morreu em queda de avião no Pantanal
Arquivo pessoal; Polícia Civil-MS
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: