Presidente da Império de Casa Verde e vice da Liga de SP é preso em operação que mira tráfico internacional de drogas
23/09/2025
(Foto: Reprodução) Presidente da Império de Casa Verde é preso em operação contra tráfico
O presidente da escola de samba Império de Casa Verde e vice-presidente da Liga das Escolas de Samba de São Paulo, Alexandre Constantino Furtado, foi preso nesta terça-feira (23) em uma operação que mira uma organização criminosa de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.
Segundo a polícia, ele é integrante do PCC. A defesa dele não foi localizada pela reportagem.
A operação é realizada pela Polícia Federal e a Polícia Militar por meio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em São Paulo (FICCO-SP).
No total, são cumpridos 22 mandados de prisão preventiva e 40 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Pará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás.
Dos 11 locais na capital alvo de mandado de busca, dois são na escola de samba Império de Casa Verde. As ordens judiciais também são executadas nas cidades de Guarujá, Leme, Sorocaba, Embu das Artes, Praia Grande e Caieiras.
A operação também prevê o sequestro e indisponibilidade de bens, direitos e valores até o limite de R$ 291,5 milhões.
PERFIL: Quem é Alexandre Furtado, o Teta, presidente da Império de Casa Verde preso em operação desta terça-feira
A FICCO é uma estrutura de cooperação criada pelo Ministério da Justiça em parceria com órgãos estaduais e federais de segurança.
Atualmente, a FICCO/SP é composta pela Polícia Federal, Secretaria da Segurança Pública de SP, Secretaria de Administração Penitenciária de SP e Secretaria Nacional de Políticas Penais.
A ação contou ainda com apoio da Polícia Militar de São Paulo e da Receita Federal.
Por meio de nota, a Império de Casa Verde disse que "o corpo jurídico da agremiação está acompanhando o desenrolar dos fatos, mas até o presente momento não há elementos concretos para qualquer declaração adicional, visto que ainda não se confirmou oficialmente o teor completo da ação ou eventuais envolvidos".
"Reafirmamos o compromisso da Império de Casa Verde com o respeito às instituições e à legalidade. Manteremos transparência junto ao público assim que houver dados verificáveis", disse a agremiação carnavalesca.
Alexandre Furtado, presidente da Império de Casa Verde e vice-presidente da Liga das Escolas de Samba de SP
Império de Casa Verde/Facebook
Investigações
As investigações tiveram início após uma apreensão de cocaína no Porto de Vila do Conde, em Barcarena (Pará), em fevereiro de 2021.
Na ocasião, policiais federais apreenderam 458 kg de cocaína, que estavam escondidos em meio a uma carga de quartzo. O destino final seria o Porto de Rotterdam, na Holanda.
Segundo a polícia, por meio das apurações, foram identificados os membros da organização e a estrutura logística montada apara escoar a cocaína para a Europa.
O esquema para lavar o dinheiro do tráfico envolvia empresas fictícias e investimentos em segmentos formais do mercado, como restaurantes.
Operação mira organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas
Nota da Império de Casa Verde sobre a prisão do presidente da escola, Alexandre Constantino Furtado.
Reprodução/Redes Sociais
Quem é Alexandre Furtado, o Teta, presidente da Império de Casa Verde preso em operação contra o tráfico